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14 de abril, 2025
Diferente da correia seca tradicional, a correia dentada banhada a óleo recebe lubrificação direta do óleo do motor. Tal característica reduz bastante o atrito entre os componentes, contribuindo para melhor eficiência do motor e menor consumo de combustível.
Seu funcionamento é mais silencioso quando comparado aos sistemas de corrente ou correia seca convencional. Além disso, a redução de peso é outro benefício importante, pois diminui a massa rotativa do motor, gerando maior eficiência energética geral do veículo.
A tecnologia está presente principalmente nos seguintes veículos da Chevrolet:
Todos esses veículos utilizam os motores da família CSS Prime, nas versões 1.0, 1.0 turbo ou 1.2 turbo de 3 cilindros.
A confiabilidade da correia dentada banhada a óleo está diretamente relacionada à supervisão. Especialistas apontam que os principais problemas ocorrem justamente pela falta de manutenção adequada ou pelo uso de lubrificantes inapropriados.
Entre os cuidados essenciais estão:
Em novembro de 2024, a Chevrolet anunciou uma garantia de 240 mil km sem limite de tempo para a correia dentada banhada a óleo dos modelos Onix, Onix Plus, Tracker e Montana.
Todavia, para manter essa garantia, os proprietários precisam:
A garantia estendida pode ser interpretada como um voto de confiança da montadora na durabilidade do sistema, desde que corretamente mantido.
Quando a correia banhada a óleo apresenta falhas, as consequências podem ser sérias:
Por isso, é extremamente importante prezar pela manutenção preventiva, especialmente em oficinas com pessoal especializado.
A General Motors defende que a escolha pela correia banhada a óleo se deve à sua maior eficiência energética e menor peso, contribuindo para melhor desempenho e economia de combustível. A montadora reforça a importância do uso de óleos lubrificantes da linha Dexos, que contêm aditivos específicos para as borrachas das correias ACDelco e Dayco.
Um ponto de preocupação levantado pela própria montadora é a compra de óleos falsificados. Dados do Sindilub indicam que cerca de 10% dos óleos vendidos no Brasil são adulterados, o que pode prejudicar significativamente a durabilidade das peças.
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Referências:
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