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11 de março, 2025
Nova tecnologia nos motores
Com toda a certeza, a principal novidade para 2025 é a implementação do sistema de injeção direta de combustível em ambos os motores dos veículos Tracker e Montana. Tal atualização tecnológica não apenas melhora o desempenho, como também atende às novas exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proncove), que entrará em vigor em janeiro de 2025.
Afinal, a injeção direta permite um controle mais preciso da mistura ar-combustível, resultando em melhor eficiência energética.
Ganhos expressivos em potência
Inegavelmente, o Tracker e a Montana receberam incrementos significativos em suas motorizações. Só para ilustrar, o propulsor 1.0 turbo flex agora desenvolve 121 cavalos, um aumento de 5 cv em relação à versão anterior, enquanto o torque máximo alcança impressionantes 18,3 kgfm (quilograma-força-metro).
No motor 1.2 turbo flex, a potência saltou para 141 cv, com torque máximo de 22,9 kgfm. Tais números colocam os veículos em posição de destaque em seus respectivos segmentos.
Eficiência energética em destaque
Ao mesmo tempo, um dos pontos mais impressionantes das atualizações é a economia de combustível. Segundo a montadora, os veículos podem proporcionar uma economia equivalente a quase 2 tanques por ano, considerando o uso médio dos motoristas brasileiros.
A melhoria representa um avanço significativo em eficiência energética. Aliás, os novos motores apresentam uma redução de até 15% no consumo, tornando-os ainda mais atrativos para os consumidores conscientes.
Desempenho aprimorado nas acelerações
As melhorias nos motores refletiram diretamente no desempenho. Por exemplo, o Tracker equipado com motor 1.2 turbo agora acelera de 0 a 100 km/h 1,4 segundo mais rápido que a versão anterior.
A Montana também apresenta ganhos expressivos, com redução de 0,8 segundo na aceleração com câmbio automático. O modelo com transmissão manual também evoluiu, melhorando em 0,6 segundo sua marca na aceleração.
Enquanto o Tracker é comercializado exclusivamente com transmissão automática de 6 velocidades, a Montana oferece também a opção de câmbio manual de 6 marchas na versão de entrada, atendendo diferentes perfis de consumidores. Dessa maneira, a picape atende tanto ao público urbano quanto ao que busca mais controle sobre as trocas de marcha.
Consumo em números
Os novos motores com injeção direta trouxeram melhorias significativas no consumo tanto do Tracker quanto da Montana. O Tracker 1.0 apresenta avanços importantes, alcançando 11,6 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina, representando um ganho de até 3,6% em eficiência. Com etanol, o consumo chega a 8 km/l no ciclo urbano e 9,8 km/l na rodovia.
Na versão 1.2 do Tracker, as melhorias são ainda mais expressivas. Com o novo sistema, o SUV alcança 14,1 km/l na estrada com gasolina, um aumento de 6,9% em relação ao modelo anterior. No ciclo urbano com etanol, a economia chega a 7%, atingindo 7,7 km/l.
A Montana também apresenta números atrativos. Na versão com câmbio manual, o motor 1.2 atinge 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os valores são de 8,4 km/l no urbano e 9,7 km/l no rodoviário. Já a versão automática mostra sua eficiência principalmente na estrada, onde alcança 13,5 km/l com gasolina e 9,7 km/l com etanol, representando melhorias de até 4,3% em alguns ciclos.
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Referências:
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